sábado, 14 de março de 2009

Chapada Diamantina - Continuação.

Como prometido... as cenas dos próximos capítulos!

Nosso terceiro dia de desafios começou tranqüilo e não prometia cansaço. Tínhamos, para conhecer, o Poço do Diabo, o Morro do Pai Inácio, a Gruta da Lapa Doce e a Pratinha.

A caminhada até o Poço do Diabo foi uma das mais tranqüilas e fáceis de nossa viagem. O banho é muito gostoso. Dá pra se chegar perto cachoeira, mas não tranqüilamente como na Cachoeira do Mosquito. Existem opções de tiroleza e rappel, para os mais radicais, mas como tínhamos ainda muitas atrações para visitar, ficamos só como banho gostoso.


(Foto da Cachoeira do Poço do Diabo)


O Morro do Pai Inácio, dispensa apresentações (de cada dez fotos ligadas à região, onze estampam a foto do morro mais famoso do Parque).

A trilha não é difícil, mas requer joelhos treinados; uma vez que se trata de uma subida estreita, formada de pedras. Chegando ao topo, o lance é curtir o terreno quase lunar de suas pequenas crateras e viajar na paisagem.

O espírito andarilho, aventureiro fica ainda mais aguçado nesta paisagem. As poses para fotos tendem a desafiar a gravidade e o vento. Nos sentimos tão livres, que voar parece ser algo muito trivial e não nos parece nada, nada, perigoso. Rs.



(Quem disse que não sei voar?!) (A vista do alto do Morro)

Mas, tudo que a gente sobe, tem que descer!!!

...Gente, quem se lembra de uma música, da década de oitenta, que tinha uma estrofe assim: “Tudo que sobe, desce. Tudo que vem, tem volta”? Pois bem, virou o hit da nossa viagem!...

Então, voltando ao nosso terceiro dia: almoçamos num restaurante de um posto de gasolina na estrada (não me recordo o nome), e seguimos para o passeio da Gruta da Lapa Doce.

Este passeio é muito pitoresco! A gente desce até a entrada da gruta, percorre seus ------ metros e se diverte bastante com as brincadeiras das sombras nas paredes da gruta. Tenho certeza que meu sobrinho iria se amarrar com aquela parafernália toda de estalagmites e estalactites, formando desenhos diversos. É para aguçar a criatividade até dos mais incautos.

(Na entrada da gruta)

Para finalizar o dia, formos visitar a Pratinha. Chegamos já no fim da tarde. Não sei se exatamente por este detalhe, a Pratinha não me pareceu muito atrativa. Decerto que a água é cristalina e que se podem ver peixinhos nadando ao redor da gente, mas a questão de se ter um bar, à beira do local de banho, com música em alto falantes, não era exatamente o que esperávamos encontrar.

O atrativo maior deste lugar é o mergulho na caverna. Como já era fim de tarde, estava muito escuro para a gente aproveitar o visual do mergulho.
Para não sermos injustos em relação ao passeio a Pratinha, vejam o que diz este site http://www.penomato.com.br/roteiros/pratinha.htm. Talvez, seja melhor, reservar a manhã para a realização deste roteiro.

Acho que teremos mais cenas dos próximos capítulos. Rs...

Nenhum comentário: