segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Quem precisa de gurus?

Eu li essa reportagem no site do Globo sobre pessoas que passaram mal após retiro espiritual com um guru e professor de yoga, em São Paulo:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL872841-5598,00-RITUAL+DE+PURIFICACAO+EM+SAO+PAULO+LEVA+PESSOAS+AO+HOSPITAL.html.
Eu ainda não descobri uma religião, um culto, um guru, enfim, uma materialização espiritual em que me sentisse confortável e segura.
Sou curiosa, daí já ter freqüentado sessões e palestras espíritas, missas e encontros de jovens com Cristo; daí já ter sido budista...
Mas, sempre chegava o momento em que minhas dúvidas e críticas ultrapassavam as certezas e soluções que estas experiências pareciam “pregar”.
Não sei...mas o que me norteia nas relações com o mundo e com as pessoas é a busca pela sensatez, e a psicologia tem me ajudado bastante nesta busca.
Faço terapia, leio alguns livros de autores interessantes.
Faço disso uma “religião”! Não por que precise de um guru (no caso seriam minha psicóloga e os autores de livros), mas porque me importo com a sociedade em geral, na sua conformação em grupos...família, Estado, comunidade. Utilizo os conselhos e discussões para impor freio ao lado egoísta e egocêntrico do meu ser humano, na tentativa de agir de forma benéfica à coletividade.

Senão vejamos, de que adianta:
Rezar tanto e mal tratar a secretaria do lar?
Tomar passes e engendrar um plano para derrubar um colega de trabalho?
Fazer rituais espirituais, alguns, ao ar livre, rodeado de verde e tranqüilidade, e não colaborar com o desenvolvimento sustentável?
Quando digo que a busca pela sensatez é minha religião é por que neste mundo nosso de cada dia se faz mais necessário ser ponderado do que iluminado.
A ponderação nos leva a perceber quando uma atitude nossa, apesar de parecer benéfica, pode ser prejudicial a muitas pessoas!
Então, voltando à reportagem, meditar e beber água, por exemplo, é algo que faz bem: melhora o estado de ânimo das pessoas, o nível de consciência, melhora a hidratação do corpo. Mas, repare, em demasia, causou mal estar em pelo menos 12 pessoas!
Daí, minha defesa da sensatez... Busquem informar-se sobre o mundo que nos cerca. Confrontem suas idéias com as idéias de outros pensadores, observe suas atitudes, pondere seus efeitos, assim fica mais difícil você fazer mal a si e aos outros.

Ponderar: pesar, apreciar, avaliar o peso (no sentido moral); ter em consideração; ter em atenção;expor com fundamentos; reflectir, pensar.

Nenhum comentário: